Como Saber Quem Está Usando Meu WiFi e Bloquear o WiFi Dessas Pessoas

Apesar da sua rede poder ter alguma password ou outras proteções, você sabe que se não for um PRO em segurança, sempre vai haver possibilidade de conseguirem entrar na sua rede e estarem usando o seu WiFi.

Por vezes você pode nem notar, mas quando a Internet começa ficando muito mais lenta e você não entende o porquê, saiba que talvez possa ser essa a razão.

Não só por isso mas como também tudo o que essas pessoas fizerem vai ficar registado na sua rede, por eisso qualquer problema que a pessoa tenha ou coisa de errado que ela faça, irá cair em cima de si.

Estas são as principais razões para você ter atenção nisto e ir monitorando a sua rede para evitar que aconteça.

Antes de bloquear alguém tem de ver se realmente estão se ligando na sua rede sem a sua autorização, não é mesmo?

Você pode fazê-lo de forma muito fácil com o seu celular Android, através do seguinte método.

Como Saber Quem Está Usando Meu WiFi

Comece por instalar a aplicação Fing – Network Tools (clique aqui para baixar), sendo que quase tudo o que você faz no celular é através de aplicações.

fing-apk-download

Após abrir a aplicação você já deve conseguir ver o nome da sua rede e quem está ligado nela. Clique em Atualizar no topo da tela do seu celular.

A lista pode demorar alguns minutos a carregar totalmente mas normalmente é um processo bem rápido.

Aí você poderá ver todos os dispositivos ligados, incluindo a marca do mesmo e também o seu MAC Address, o que será preciso para bloquear o intruso.

Detete quais são os dispositivos que estão ligados sem a sua autorização e deixe a aplicação aberta ou aponte os respetivos MAC Address (é aquele que tem números e letras, ex: D6:2A:8R:….)

fing-internet

Como Bloquear WiFi de Intrusos

Agora para bloqueá-los já vai ter um pouco mais de trabalho.

Vá ao PC que está ligado ao roteador, clique nos botões [Bandeira Windows + R] e depois digite cmd dando enter depois.

Irá abrir a linha de comandos, onde você vai digitar ipconfig e dar enter.

A sua janela deve ter um aspeto parecido com este agora:

ipconfig-cmd

Você vai pegar no Gateway Padrão (ou Default Gateway) e vai inserir ele no seu navegador, o qual irá fazer aparecer a tela de login do seu roteador.

Agora tem de saber o nome de utilizador e senha do mesmo. Ela deve estar escrita no seu roteador, normalmente pot baixo, isto caso não tenha mudado.

(Se não conseguir encontrar, pode tentar utilizador: admin e senha: admin que é bastante comum)

Caso tenha conseguido logar a página que irá lhe aparecer vai depender da marca do seu roteador mas as opções são todas parecidas.

Procure por os seguintes termos:

  • Wireless;
  • Access Control;
  • Security

Ao clicar em alguma destas opções presentes na sua janela você vai encontrar uma página que menciona algo do género “Mac Address Block”.

como-bloquear-wifi

Você vai pegar nos Mac Address que tem na aplicação ou apontou dos intrusos e colocá-los nessa lista e depois clicar em guardar, onde provavelmente lhe vão pedir a password do seu roteador novamente ou mesmo a senha do WiFi.

Esta também é uma oportunidade de você trocar a sua senha do WiFi, podendo fazê-lo nesse painel de controle também, procurando onde o pode fazer.

*Alguns roteadores como este que está no print já possui a lista de clientes que estão conectados na rede, por isso pode nem ser preciso a aplicação do seu Android

A partir de agora já sabe o que fazer e também já terá bloqueado aquele aparelho permanentemente da sua rede enquanto não for lá editar a lista e retirar o mesmo.

Veja aqui mais artigos relacionados:

E então, já teve a resposta de como saber quem está usando meu Wifi e como bloquear WiFi para não usarem mais?

Deixa a sua resposta nos comentários junto com alguma sugestão ou opinião sobre o artigo em questão.

Como Saber Quem Está Usando Meu WiFi e Bloquear o WiFi Dessas Pessoas
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *