Instalação Automática de Softwares no Computador: Como Evitar

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do site TechAqui

Você já se deparou com programas instalados no seu computador que nem sequer haviam sido baixados?

Essa situação é mais comum do que você imagina e, o pior, é que na maioria das vezes a nossa falta de atenção é responsável pela instalação dos PUPsPotentially Unwanted Programs (do inglês, programas potencialmente indesejados).

Calma, a gente te explica!

Muitos desses programas vêm como uma espécie de “bônus” na hora que fazemos o download gratuito dos programas que realmente queremos instalar na nossa máquina. Contudo, durante a instalação, deixamos passar despercebido o pedido de implantar também outros softwares na máquina e aceitamos tudo.

Mas, a boa notícia é que existem, sim, algumas dicas que irão te ajudar a ficar livre da instalação automática de programas indesejados. Confira a seguir:

4 Dicas para Evitar a Instalação Automática de Programas Indesejados no seu Computador

Leia Atentamente os Termos da Instalação do Software

Instalação de software indesejado

A gente sabe como pode ser chato ler todas as especificações na hora de instalar um programa. Contudo, essa atitude simples irá te ajudar muito a identificar a tentativa de implantar programas indesejados no seu computador.

As caixas já vêm selecionadas automaticamente. Ao prestar mais atenção, você consegue identificar e desmarcar a autorização para a instalação de outros softwares além do desejado.

Faça o Download do Programa Desejado Diretamente do Site do Desenvolvedor

Mulher mexendo no computador

É mais comum que a tentativa de instalação de PUPs seja feita por sites não oficiais. Baixar diretamente do desenvolvedor diminuirá consideravelmente as chances de ter o seu computador infectado com softwares indesejados.

Instale Programas Anti-PUPs na sua Máquina

Programa anti-PUPs

Existem alguns softwares específicos para evitar a instalação desses programas indesejados na máquina, monitorando tudo que é instaurado no computador.

Os programas anti-PUPs atuam desmarcando, por si só, as caixas que vêm marcadas por padrão na hora da instalação. Assim você não corre o risco de aceitar “sem querer”.

Caso algo passe despercebido, o programa também exibe um alerta para que o usuário fique ciente do que está sendo instalado.

Tenha um Antivírus de Boa Qualidade

Homem mexendo em computador com segurança

Um bom antivírus é imprescindível a qualquer computador. Ele irá proteger o dispositivo contra qualquer ameaça que possa surgir, pois, nem sempre, todos os cuidados anteriores são suficientes para deixar à máquina imune a ataques maliciosos.

Caso algum PUP seja instalado sem a sua percepção, o antivírus irá identificar e resolver o problema, seja apenas uma queda na eficiência da máquina ou até situações mais perigosas, como vírus e malwares.

Atualmente, a Bitdefender é uma das melhores e mais eficientes empresas de softwares antivírus e antimalwares, com uma rede de 500 milhões de máquinas capazes de prever e neutralizar até as mais recentes ameaças em apenas 3 segundos.

A empresa possui o Antivírus Plus 2018, que conta com detecção insuperável de vírus, ransomware, phishing, fraudes e a melhor proteção contra ameaças no Windows. Tudo isso de forma otimizada, economizando a bateria e a velocidade do seu computador.

O produto recebe ainda atualizações contínuas, para proteger a sua máquina das ciberameaças mais recentes do mercado.

Por isso, a Bitdefender é líder na confiança de usuários de 150 países, além de contar com uma vasta coleção de prêmios.

Conhece alguma outra dica para evitar a instalação de programas indesejados? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Oficina da Net, mortgagebrokernews.ca, unchecky.com, Guiding Tech

Instalação Automática de Softwares no Computador: Como Evitar
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *