Como Formatar Celular Android [ LG, Samsung, Moto, … ]

Muitos utilizadores de celulares Android em algum ponto vão desejar formatar o seu aparelho, o que é algo bastante normal, mas como são utilizadores bastante normais e não os chamado de “geeks” acabam tendo dificuldades para saber como o fazer.

As razões mais frequentes que leva alguém a querer saber como formatar celular Android são:

  • Muito lento e travando;
  • Algum vírus;
  • Desfazer do celular, vendendo ou dando a alguém;

Qualquer que seja a sua razão, ou mesmo o equipamento, todos irão ser feitos da mesma forma, por isso não faz sentido procurar como formatar Samsung, ou formatar LG, Moto, etc…

A primeira razão é a mais comum e o motivo disso é a evolução das aplicações e jogos, as quais começam a ser cada vez mais complicadas e extensas e vão largando “lixo” aqui e ali até começarem a afetar o desempenho da sua máquina.

formatar-celular-lg-samsung-moto

Tenha em atenção que o processo de formatação irá limpar tudo o que você tiver no celular, por isso não venha dizer que não sabia ou que não tomou medidas para se precaver.

O que recomendamos ser feito antes é um Backup aos seus ficheiros e contatos essencialmente, sendo eles os mais difíceis de substituir ou mesmo insubstituíveis.

Como Fazer Backup

Existem diversas formas de fazer backup no seu Android mas a que consideramos melhor e mais fácil para o utilizador comum é usar uma boa aplicação para isso.

Tendo isso em mente, nós recomendamos que use App G Clound Backup (pode baixar clicando aqui neste link).

Nela você poderá guardar as suas mensagens, contatos, fotos, vídeos, músicas, documentos, etc… ficando assim tudo seguro na Cloud, pronto para ser acessado depois.

Após baixar o aplicativo, crie uma conta e certifique-se de se lembrar dos dados de acesso à mesma.

Agora basta seleccionar o que você quer fazer backup e depois apertar no botão para o fazer.

g-cloud-backup

Vale lembrar que a app apenas possui 1GB de espaço gratuito inicial. Ele pode ser expandido até 10GB facilmente por pontos, se precisar navegue na app para saber como o fazer.

Depois de ter o seu celular formatado, basta instalar de novo este aplicativo, entrar na sua conta e restaurar todos os seus ficheiros e informações preciosas.

g-cloud-restaurar

Sim, existem outros métodos, nativo, aplicativos, pelo PC em algumas marcas, mas este é o que recomendamos.

Como Formatar Celular ( LG, Samsung, Moto, … )

Aqui neste caso existem também diversas formas de fazer o mesmo mas para quê complicar e mostrar várias delas quando podemos apenas mostrar a melhor delas e mais fácil não é mesmo!?

Para isso você vai usar a forma nativa do Android.

Comece por aceder ás Definições ou Configurações do celular, e procure a opção “Fazer backup e redefinir” no menu lateral.

A sua posição muda de marca para marca, mas normalmente está dentro da aba “Privacidade”,”Segurança” ou mesmo na “Armazenamento”.

Quando conseguir localizá-la, clique lá e depois clique em “Restaurar padrões de fabrica”. Aqui vai ver uma explicação do que vai acontecer e depois basta apertar no botão Restaurar tudo.

restaurar-configuracoes-fabrica

Como o nome já indica, ele vai deixar o seu celular como se tivesse acabado de ser comprado na loja em termos de software (se você já o quebrou não vai ficar arrumado isso xD).

O processo deverá demorar alguns minutos até ficar totalmente completo. Assegure-se que ele não é interrompido, daí recomendarmos que o tenha ligado à corrente por precaução.

Veja aqui mais artigos relacionados:

E então, já ficou a saber como formatar celular Android, quer seja ele Samsung, LG, Moto ou outra marca?

Deixe a sua resposta nos comentários, junto com alguma sugestão ou opinião com que tenha ficado após ler todo o artigo.

Como Formatar Celular Android [ LG, Samsung, Moto, … ]
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *